Páginas

segunda-feira, 24 de junho de 2013

Atividade 8° ano

Atividade - 8º ano 
Escola:
Nome:

01.  Leia
TARTARUGA-DE-PENTE (ERETMOCHELYS IMBRICATA)
É a principal vítima dos pescadores: sua bela carapaça com placas negras sobrepostas sobre um fundo amarelo é vendida para indústrias de pentes e bijuterias. De tamanho médio, ela tem entre 78 e 90 centímetros de comprimento e pesa até 150 quilos. Desova no Oceano Índico e na parte ocidental do Pacífico. No Brasil, ela geralmente põe seus ovos no litoral baiano.

·         O título do texto ERETMOCHELYS IMBRICTA está numa linguagem

A)   Coloquial                                                       C) Científica
B)   Informal                                                         D) Formal

02.  Na oração, “ela tem entre 78 e 90 centímetros de comprimento e pesa até 150 quilos.” A expressão destacada exprime uma ideia de

A)   Conclusão                                                     C) Proporção
B)   Adição                                                                       D) Finalidade

03.  Leia o texto a seguir

QUANTOS ANOS VIVEM UMA TARTARUGA?
A tartaruga vive entre 80 e 100 anos. Há registros de uma tartaruga da espécie Terrapene carolina   que  sobreviveu até os 135 anos, nos Estados Unidos, fora do cativeiro. As tartarugas estão entre os animais de vida mais longa e é o único animal hoje que vive mais que o homem. Um fato curioso é que o crescimento desse réptil não é muito lento. Com cerca de dez anos ele já atingiu sua maturidade. Um dos critérios usados para saber a idade da tartaruga é contar os anéis que formam seu casco. Mas, com o passar do tempo, esse critério deixa de ser útil porque o número de anéis aumenta muito e não é mais possível distingui-los. Muitas vezes, o tamanho da tartaruga pode ser um indicativo da sua idade.

SUPERINTERESSANTE, fev.1995.

·         Qual o objetivo do texto
A)   Informar alguma novidade da tartaruga.
B)   Informar ao leitor sobre a vida diária de uma tartaruga.
C)   Informar que o réptil é lento.
D)   Informar o tempo de vida de uma tartaruga.

04.  Na oração, “... esse critério deixa de ser útil porque o número de anéis aumenta muito...” conjunção em destaque expressa uma circunstância de
A)   Causa                                                            C) Consequencia
B)   Conclusão                                                     D) Finalidade
                                                 
05.  A palavra maturidade no texto indica o sentido
A)   Coragem                                                       C) Responsabilidade
B)   Curiosidade                                                   D) velhice
                                                                                                                 
06.  De acordo com o texto, qual o critério usado para descobrir a idade da tartaruga depois de algum tempo.

A)   Contar a quantidade de anéis no casco.
B)   O segredo está na cabeça da tartaruga.
C)   O tamanho da tartaruga.
D)   Olhando nas patas da tartaruga

07. No período - “Quanto mais procurava mais sofria” - ocorre idéia de proporção. Assinale a opção em que tal idéia NÃO ocorre.

A)   Quanto mais oferecia gratificação mais havia cooperação;
B) À medida que passavam os dias mais ficava triste;
C) Procurou tanto que ficou doente;
D) À proporção que os presentes chegavam mais ficava perplexa;

08.  A oração “Não se verificou, todavia, uma transplantação integral de gosto e de estilo” tem valor:

A) Conclusivo;                                                                C) Explicativo;
B) Adversativo;                                                               D) Alternativo.

09. Preencha as lacunas, utilizando, corretamente, os "porquês”.
A) ____________ teriam saído rapidamente? 
B) Ele não sabe o _________________ de sua atitude.
C) Você chegou atrasado _________________?
D) Eu não fui à reunião ________________ estava com muita.

TEXTO

Você é único. E nós temos o computador para você. Pessoas como você nasceram para brilhar. Se você quer se destacar na vida, na escola e no trabalho, o seu computador é Positivo.
 (Veja, 12/10/2005)

10.  Ao incluir no texto o segmento "na vida, na escola e no trabalho", o texto pretende:

A) Mostrar os variados tipos de computadores;
B) Indicar as utilizações adequadas do produto;
C) Demonstrar as vantagens da compra;

D) Ampliar a gama de compradores;

Nenhum comentário: