Escola
Nome
Escola no ar –
Sintonize seu rádio nessa onda
Colocar a educação na boca do povo. Esse é o
objetivo do Projeto Nordeste (patrocinado pelo Banco Mundial) e do
Unicef, ao percorrer todos os estados da região, mobilizando serviços de
alto-falante e rádios comerciais e comunitárias para que divulguem a educação
na sua cidade. A ideia é transformar a semana de matrículas ou uma reunião de
pais e mestres em notícia diária. Para isso, estão sendo organizadas oficinas
de radiojornalismo e educação, dirigidas aos profissionais de rádio. Para complementar
a capacitação, foi elaborado o Manual do Radialista que Cobre Educação.
(Mural. Revista Nova Escola.
São Paulo: Abril, abril/98.)
01. Qual o objetivo
do texto?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
02. Esse texto trata
de
A)
uma
narração.
B)
uma instrução para um programa de rádio.
C)
uma propaganda comercial.
D)
um texto informativo.
03. De acordo com a informação contida no subtítulo “Sintonize seu rádio
nessa onda” e com a leitura do texto, é possível afirmar que ele trata
A) da divulgação de um programa de
televisão.
B) das oficinas de radiojornalismo.
C) da divulgação da educação através do rádio e alto-falantes.
D) da promoção do ensino à distância.
04. Leia o trecho:
“A ideia é transformar a semana de matrículas ou uma reunião de pais e
mestres em notícia diária. Para isso, estão sendo organizadas oficinas de
radiojornalismo e educação, dirigidas aos profissionais de rádio.” A
quem se refere a palavra em destaque?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Leia o
fragmento:
“Para isso, estão sendo organizadas oficinas de radiojornalismo e
educação dirigidas aos profissionais de rádio.”
05. A expressão sublinhada acima remete à ideia de
A) divulgar a educação por meio de serviços de altofalantes e rádios
comerciais e comunitárias.
B) transformar os acontecimentos educacionais em programas da Voz do Brasil.
C) divulgar as oficinas de radiojornalismo.
D) transmitir informações sobre o Projeto Nordeste.
A PENA DE MORTE
Faz alguns dias, num rompante de
indignação, escrevi que deveria haver pena de morte no país para crimes
monstruosos. Devo dizer que, no fundo, não penso assim. Isto é, racionalmente e
calmamente, rejeito a ideia. Parece que nos países em que a pena de morte
existe não diminui muito a criminalidade ou ela provoca tremendas injustiças.
Vários casos de análise de DNA – desconhecida na época de algumas execuções –
demonstraram que houve a condenação de inocentes.
Fonte: LUFT, Lya. A pena de Morte. Veja:
SP, ed. 2062, 28 de maio de 2008. Fragmento.
6 Podemos
afirmar que a ideia defendida pela enunciadora nesse texto é de que
A) deve haver pena de morte em todos os locais onde há crimes
monstruosos.
B) o Brasil deve adotar a pena de morte.
C) a pena de morte diminui os índices de criminalidade.
D) a pena
de morte, muitas vezes, é responsável por injustiças.
Leia o
poema de Armênio Vieira, poeta africano de Cabo Verde:
Qüiproquó
Há uma
torneira sempre a dar horas
|
Há um relógio a pingar no lavabo
Há um
candelabro que morde na isca
Há um
descalabro de peixe no teto
Há um
boticário pronto pra guerra
Há um soldado
vendendo remédios
Há um
veneno (tão mau) que não mata
Há um
antídoto para um suicídio de um pobre.
Senhor,
senhor, que digo eu
Que ando
vestido pelo avesso
E furto
chapéu e roubo sapatos
E sigo
descalço e sigo descalço e vou
descoberto?
07. O emprego do verbo haver é pessoal ou impessoal? Justifique
08. O verbo haver tem a função de existir ou tempo decorrido?
Leia o
poema de Cecília Meireles
Há pessoas
que nos falam
E nem
as escutamos;
Há
pessoas que nos ferem
E nem
cicatrizes deixam.
Há
pessoas que,
simplesmente,
aparecem
em nossa vida...
...e
que marcam
Para
sempre.
(In: que seja eterno enquanto dure. BH)
09. De acordo com o poema, passam por nossas vidas diferentes tipos de
pessoas. Na sua opinião, quem são as pessoas que nos marcam para sempre?
10. Há nesses versos, três orações sem sujeito, identifique-as;
Nenhum comentário:
Postar um comentário