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segunda-feira, 24 de junho de 2013

Atividade 7° ano

Atividade 7º ano
Escola
Nome

Escola no ar – Sintonize seu rádio nessa onda
 Colocar a educação na boca do povo. Esse é o objetivo do Projeto Nordeste (patrocinado pelo Banco Mundial) e do Unicef, ao percorrer todos os estados da região, mobilizando serviços de alto-falante e rádios comerciais e comunitárias para que divulguem a educação na sua cidade. A ideia é transformar a semana de matrículas ou uma reunião de pais e mestres em notícia diária. Para isso, estão sendo organizadas oficinas de radiojornalismo e educação, dirigidas aos profissionais de rádio. Para complementar a capacitação, foi elaborado o Manual do Radialista que Cobre Educação.
(Mural. Revista Nova Escola. São Paulo: Abril, abril/98.)

01.  Qual o objetivo do texto?
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02.  Esse texto trata de
A)    uma narração.
B)    uma instrução para um programa de rádio.
C)    uma propaganda comercial.
D)    um texto informativo.

03.  De acordo com a informação contida no subtítulo “Sintonize seu rádio nessa onda” e com a leitura do texto, é possível afirmar que ele trata
A)     da divulgação de um programa de televisão.
B)    das oficinas de radiojornalismo.
C)    da divulgação da educação através do rádio e alto-falantes.
D)    da promoção do ensino à distância.

04.  Leia o trecho:

“A ideia é transformar a semana de matrículas ou uma reunião de pais e mestres em notícia diária. Para isso, estão sendo organizadas oficinas de radiojornalismo e educação, dirigidas aos profissionais de rádio.” A quem se refere a palavra em destaque?

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Leia o fragmento:

Para isso, estão sendo organizadas oficinas de radiojornalismo e educação dirigidas aos profissionais de rádio.”

05.  A expressão sublinhada acima remete à ideia de
A)    divulgar a educação por meio de serviços de altofalantes e rádios comerciais e comunitárias.
B)    transformar os acontecimentos educacionais em programas da Voz do Brasil.
C)    divulgar as oficinas de radiojornalismo.
D)    transmitir informações sobre o Projeto Nordeste.




A PENA DE MORTE
Faz alguns dias, num rompante de indignação, escrevi que deveria haver pena de morte no país para crimes monstruosos. Devo dizer que, no fundo, não penso assim. Isto é, racionalmente e calmamente, rejeito a ideia. Parece que nos países em que a pena de morte existe não diminui muito a criminalidade ou ela provoca tremendas injustiças. Vários casos de análise de DNA – desconhecida na época de algumas execuções – demonstraram que houve a condenação de inocentes.
Fonte: LUFT, Lya. A pena de Morte. Veja: SP, ed. 2062, 28 de maio de 2008. Fragmento.

6 Podemos afirmar que a ideia defendida pela enunciadora nesse texto é de que
A) deve haver pena de morte em todos os locais onde há crimes monstruosos.
B) o Brasil deve adotar a pena de morte.
C) a pena de morte diminui os índices de criminalidade.
D) a pena de morte, muitas vezes, é responsável por injustiças.

Leia o poema de Armênio Vieira, poeta africano de Cabo Verde:

Qüiproquó

Há uma torneira sempre a dar horas
Quiproquó: erro, tomar uma coisa por outra
Descalabro: desorganização, queda
 
Há um relógio a pingar no lavabo
Há um candelabro que morde na isca
Há um descalabro de peixe no teto

Há um boticário pronto pra guerra
Há um soldado vendendo remédios
Há um veneno (tão mau) que não mata
Há um antídoto para um suicídio de um pobre.

Senhor, senhor, que digo eu
Que ando vestido pelo avesso
E furto chapéu e roubo sapatos
E sigo descalço e  sigo descalço e vou descoberto?

07.  O emprego do verbo haver é pessoal ou impessoal? Justifique

08.  O verbo haver tem a função de existir ou tempo decorrido?

Leia o poema de Cecília Meireles

Há pessoas que nos falam
E nem as escutamos;
Há pessoas que nos ferem
E nem cicatrizes deixam.
Há pessoas que,
simplesmente,
aparecem em nossa vida...
...e que marcam
Para sempre.
(In: que seja eterno enquanto dure. BH)

09.  De acordo com o poema, passam por nossas vidas diferentes tipos de pessoas. Na sua opinião, quem são as pessoas que nos marcam para sempre?


  10.  Há nesses versos, três orações sem sujeito, identifique-as;

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