Páginas

domingo, 28 de janeiro de 2018

Poesia - fanatismo - Interpretação textual - Ensino fundamental II

FANATISMO
Minh'alma, de sonhar-te, anda perdida.
Meus olhos andam cegos de te ver.
Não és sequer razão do meu viver
Pois que tu és já toda a minha vida!

Não vejo nada assim enlouquecida...
Passo no mundo, meu Amor, a ler
No misterioso livro do teu ser
A mesma história tantas vezes lida!...

"Tudo no mundo é frágil, tudo passa...
Quando me dizem isto, toda a graça
Duma boca divina fala em mim!

E, olhos postos em ti, digo de rastros:
"Ah! podem voar mundos, morrer astros,
Que tu és como Deus: princípio e fim!..." 
Florbela Espanca, in "Livro de Sóror Saudade" 

    01. Na primeira estrofe do poema, quem é o tu a que se refere o eu lírico?
    02. No poema, esse tu é mostrado de modo bastante idealizado. Como o eu lírico vê esse tu?
    03. Em qual verso o eu lírico deixa clara a maneira como vê o tu?
    04. N poema, podemos supor algumas características da pessoa amada, entre elas:
A)   A vaidade
B)   A coragem
C)   A simplicidade
D)   O mistério
E)   O egoísmo
     05. Ainda na primeira estrofe, o eu lírico faz algumas confissões. Quais são elas?    
     06. O que motivou a ocorrência dos fatos confessados?
     07. Na primeira estrofe, o verbo ANDAR  tem o sentido de
A)   Viajar                          C) Estar
B)   Dar passos                D) Movimentar
    08. Transcreva o verso em que o eu lírico demonstra ser uma mulher.
    09. No ultimo verrso, podemos supor que o eu lírico
A)   Vê a pessoa amada como tudo o que há de mais importante
B)   Percebe a pessoa amada com simplicidade
C)   Entende o amor como um sentimento sem importância
D)   Dirige-se a Deus como a pessoa amada

     10. Releia os versos abaixo

"Passo no mundo, meu Amor, a ler
No misterioso livro do teu ser "

As vírgulas foram empregadas para
A)   Indicar o adjunto adverbial
B)   Enfeitar o verso
C)   Separar o aposto
D)   Isolar o vocativo
      11. Explique por que o autor utilizou esse título do poema?


Boa sorte! 

4 comentários:

Unknown disse...

Respondam Por favor

Unknown disse...

E o gabarito?

Unknown disse...

O CARAI, ESPERANDO UM ANO E VCS N ENVIARAM O GABARITO, obg e com licença vou sumir daqui

jojo disse...

Kkskkskk